CARREGUEIRA A COMPOSTAR ESTÁ NO TERRENO

A Junta de Freguesia e a AEPR promovem contatos Porta-a-Porta

O projeto “Carregueira a Compostar” está a decorrer no terreno desde outubro!

Os contactos Porta-a-Porta desempenhados por colaboradores da Junta de Freguesia da Carregueira e da Associação Eco Parque do Relvão apresentam resultados esperados com a adesão da comunidade de forma a que o resultado final pretendido seja atingido. Apesar de estarmos numa comunidade predominantemente rural onde desde há muito o aproveitamento dos restos alimentares são integrados na alimentação animal, a adesão ao projeto “CARREGUEIRA A COMPOSTAR” tem sido bastante interessante.

No decorrer da presente semana, o projeto será mais uma vez divulgado em ações públicas tais como: na Escola Básica do 1ºCiclo da Carregueira, na Universidade Sénior da Carregueira e, ainda, junto dos Agricultores que queiram estar presentes no próximo dia 21.nov na sede da AEPR. Serão também realizadas ações de divulgação e mobilização junto da população no canal HORECA local (cuja adesão atingiu os 90%).

Esta iniciativa selecionada no âmbito do Aviso “Economia Circular em Freguesias | JUNTAr” do Fundo Ambiental enquadra-se num modelo de economia circular, aproveitando os nutrientes através da utilização do composto produzido nas habitações, no canal Horeca e em explorações agrícolas na freguesia. Pretende-se implementar um sistema de aproveitamento de resíduos verdes e orgânicos destinando-os à produção de composto.Os resíduos recolhidos seletivamente, serão tratados em empresas da região com experiência na produção de composto.